quarta-feira, 10 de junho de 2009

Carta Aberta a um Treinador

Lemos num jornal local e regional uma carta aberta a um treinador de futebol.
Ficámos surpreendidos e chocados com tal barbaridade.
Apesar de se tratar de um acto isolado e não reflectir em nada a realidade, encerra em si graves insinuações e acusações que põem em causa um grupo, uma equipa, uma estrutura e coloca na praça publica o nome de um dos clubes de maior prestigio local apenas por um sentimento de revolta, ou falta de poder de encaixe… bom senso…enfim reflictam!
Gostaríamos de colocar aqui alguns esclarecimentos.
Há cerca de dois anos que tal equipa de (na altura futebol 5 e agora futebol 7), tem sido treinada pelo mesmo treinador.
O grupo de pais sempre tem sido coeso e colaborante com a equipa técnica.
Por mérito de uns e de outros os miúdos nunca perderam.
O seu prémio (acordado por todos) foi ir ao mundialito da paz, evento de característica mundial para jovens que praticam futebol em escolas e clubes para o efeito.
A solidariedade e o empenho de todos foi total.
É entendimento nosso (referimo-nos a todos os pais que não se revêem na tal carta aberta) que tal participação alem de um prémio para miúdos e pais também é o reconhecimento de um esforço, dedicação, empenho e capacidade de um treinador que além de ser bom profissional na área técnica/táctica é também um bom pedagogo, amigo das crianças, sério e justo e acima de tudo de bom coração, talvez demais e por isso estar a pagar os efeitos da sua tamanha bondade.
Queremos ainda dizer que com esta iniciativa houve sempre a preocupação de levar ao mais alto nível e o mais longe possível (além fronteiras) o nome do nosso Atlético Clube Marinhense.
Foi neste clube desde muito pequeninos que estes meninos iniciaram os primeiros toques na bola e é ai que estes meninos agora com 10 anos, estão a mostrar as suas capacidades e a dar provas do que têm aprendido.
Creio que ninguém na vida gosta de perder.
É verdade que também se aprende com as derrotas e elas trazem-nos grandes ensinamentos, mas, neste caso e apesar de reconhecer essa verdade o que os meninos querem é ganhar, por isso estão em competição.
É também um factor de aprendizagem, claro que uns têm mais jeito e outros menos, é como tudo na vida, nem todos podem ser engenheiros ou doutores, mas todos por certo serão, por certo, bons profissionais nas suas áreas de trabalho.
No futebol é a mesma coisa mas nem todos têm jeito para jogar futebol, ou será que ainda não tinham pensado nisso?...
Deixamos aqui uma nota final, uma nota ao tal treinador e ao grupo que com ele tem sido solidário, colaborador, apoiante e até cúmplice nas suas actividades e tarefas de enriquecimento no desenvolvimento técnico destes miúdos, que além de futebol também os ajuda a crescer para a vida.
Nunca te deixes abater por situações isoladas ou contrariedades deste tipo, mantém a tua integridade profissional e pessoal, mantém-te firme nas tuas decisões mesmo que saibas que nem sempre agrada a todos, agradar a todos não é possível, quando se quer agradar a todos corre-se o risco de não agradar a ninguém e o fruto do trabalho é zero.
Ao grupo de pais que vêm em ti uma mais valia espero que se mantenham coesos e solidários, mantendo o apoio que sempre te têm dado, porque reconhecem em ti todo o valor e capacidade que aqui já foi mencionado.
Finalmente para a direcção do A C M um pedido de desculpa pelo facto de ter visto o seu nome na praça publica através de outros por uma questão menor e deixamos também uma recomendação, não deixem que se percam os grandes valores humanos que existem no clube, é o seu capital maior.
Deixamos aqui também um desafio final, apoiem todos os formadores que têm ao vosso dispor no serviço nobre de conduzir miúdos de formação na aprendizagem do futebol e outras modalidades.
No caso concreto esperamos um apoio reforçado de todos os dirigentes a este treinador alvo de injustas insinuações, que é grande e muito tem dado e dará ao clube e a muitos pais e miúdos que aqui (A C M) hão-de passar.


Marinha grande 04 de Junho de 2009

grupo de pais